NOTA DE SOLIDARIEDADE E APOIO À GREVE DOS CORREIOS

Greve dos Correios em Belém: CUT/PA solidária aos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios

Publicado: 13 Setembro, 2019 - 12h07 | Última modificação: 13 Setembro, 2019 - 12h30

Presidente do Sind. dos Correios hoje (13) , na Escadinha da Estação das Docas.

A Central Única dos Trabalhadores no Pará (CUT-PA) manifesta solidariedade e apoio aos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, que deflagraram greve por tempo indeterminado, em luta para garantir a manutenção de direitos trabalhistas e sociais no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 e também para garantir emprego e a empresa que tem 350 anos.  A luta é contra a intenção do governo que quer reduzir radicalmente salários e benefícios para diminuir custos e privatizar os Correios. A ECT pretende retirar 45 cláusulas do Acordo, o que vai representar um prejuízo anual para cada trabalhador em torno de R$ 5 mil. A empresa também oferece apenas 0,8% de reajuste salarial, índice irrisório.

CUT-PACUT-PA

A mobilização dos trabalhadores também é contra o plano do governo Bolsonaro de privatizar a empresa, vendendo uma imensa rede que hoje transporta vacinas, livros didáticos, urnas eletrônicas em época de eleição, além de encomendas. E que chega a cidades que nenhuma outra empresa chega, fazendo atendimento à população.  Essa medida criminosa deve ser rechaçada por toda a classe trabalhadora, pela sociedade e pelo Congresso Nacional, pois afeta a soberania, quebra um vital patrimônio público e joga milhares de trabalhadores e trabalhadoras no desemprego, no desalento!

CUT-PACUT-PA

Os dirigentes da CUT/PA, Euci Ana Gonçalves (Presidenta), Vera Paoloni (Sec. Comunicação) e Martinho Souza (Sec. Organização Sindical), e também o presidente do Sindicato dos Bancários/Pa, Gilmar dos Santos, estiveram presente hoje (13) na assembleia da categoria, participaram café da manhã e   da passeata que iniciou em frente à Escadinha do Cais do Porto até a frente dos Correios na Av Pte Vargas, em Belém.Pará e manifestaram seu apoio à greve e à  defesa dos Correios como empresa pública, patrimônio do povo brasileiro.

#Toda solidariedade à greve!

#NãoAsPrivatizações!

Fonte: Sindicato dos Correios/PA