MENU

NOTA DE REPÚDIO CONTRA O ATAQUE NO ACAMPAMENTO SÃO VINICIUS, EM NOVA IPIXUNA/PA

Nota de repúdio da CUT/PA contra os ataques sofrido a famílias, crianças e idosos no acampamento São Vinicius em Nova Ipixuna/PA

Publicado: 04 Novembro, 2021 - 13h31 | Última modificação: 04 Novembro, 2021 - 13h39

Escrito por: CUT-PA

CUT-PA
notice
NOTA DE REPUDIO CONTRA VIOLENCIA NO CAMPO

A Central Única dos Trabalhadores No Pará – CUT/PA, através desta nota, vem repudiar veementemente o ataque brutal sofrido pelos camponeses no Acampamento São Vinicius, fazenda Tinelli localizado no município de Nova Ipixuna, na região sudeste do Pará.

Recebemos a denúncia que na tarde desta quarta-feira (03/11/2021), por volta 14 horas, homens armados invadiram o acampamento São Vinicius, localizado na fazenda Tinelli, habitado por cerca de 80 famílias, atirando contra os barracos, ateando fogo em casas, motos, roças dos camponeses, atingindo crianças, idosos e pessoas que se encontravam enfermas no local, muitas pessoas foram espancadas e feridas, algumas vítimas da violência foram levadas para fora da área atacada, sendo jogadas à beira da estrada.

Mais uma vez, vidas estão ameaçadas por pistoleiros a mando de fazendeiros da região, lamentavelmente famílias inteiras viveram momentos de pânico e terror, situação como esta, que infelizmente está virando rotina no estado do Pará, sendo um total desrespeito aos direitos humanos das pessoas e aprofundando os conflitos agrários!

Repudiamos todos esses atos de violência contra as famílias camponesas e exigimos das autoridades de segurança pública do estado e o Ministério Público, o envio imediato de efetivo à área de conflito para socorro e segurança dos feridos e apuração imediata dos fatos, com a prisão dos causadores desse conflito. Exigimos a punição dos culpados, que a justiça prevaleça, preservando a vida acima de tudo.

A CUT/Pa se solidariza aos trabalhadores e trabalhadoras que foram alvo desse ataque brutal, ao mesmo tempo em que   manifesta repúdio ao ato de violência cometida contra os camponeses e camponesas no estado do Pará.

 

#Vidas Importam

#Basta de Violência

Somos fortes, somos CUT!

 

Direção CUT/PA - 04/novembro/2021