Escrito por: CUT-PA
Tem dias que a gente se sente.Como quem partiu ou morreu. A gente estancou de repente. (Chico Buarque, Roda Viva)
Manifestamos pesar pela passagem do companheiro de lutas João Andrade. João deixa um vazio enorme no cotidiano das lutas sociais em nosso Estado, deixa o vazio em uma família e entre muitos amigos e companheirada.
O Prof. João Andrade, foi um militante aguerrido pela valorização dos profissionais da Educação, pela qualidade da Educação, pelo reconhecimento da Educação do Campo, pelos conselhos de controle social, mas foi também um professor, um educador para cada pessoa que teve a feliz oportunidade de conviver com ele e que se encantava com a capacidade de entendimento, de articulação, de se colocar no lugar do outro, de ouvir, acolher, buscar saídas coletivas enquanto Coordenador do SINTEPP - Regional do Baixo Tocantins e da subsede do SINTEPP- Igarapé Miri.
Não há palavras para expressar essa perda, mas é certo que ficará guardado em nossas memórias e deixa um legado de lutas, um companheiro a quem carinhosamente passamos a chamar de Ancião, não pela idade, mas muito mais pela sabedoria.
João, Presente!
Central Única dos Trabalhadores no Pará – CUT/PA - 28/11/2021