MENU

Nota de pesar da CUT no Pará - João Felício Presente!

A CUT no Pará, em nota ressalta história de luta do companheiro João Felício e sua importância, e vem agradece por tudo que ele representou para os trabalhadores e trabalhadoras.

Publicado: 19 Março, 2020 - 16h17 | Última modificação: 19 Março, 2020 - 16h29

Escrito por: CUT PARÁ

REDES SOCIAIS
notice
JOÃO ANTÔNIO FELICIO

A CUT/PA, em nota ressalta história de luta do companheiro João Felício e sua importância, e vem agradece por tudo que ele representou para os trabalhadores e trabalhadoras, e foi com um grande pesar que recebemos a notícia de seu falecimento, ocorrido às 3h de hoje (19/03).

João Felício viveu sua vida com dedicação e afinco sempre junto a família, aos amigos, aos professores, aos trabalhadores brasileiros e à Classe Trabalhadora internacional.

Atuando na APEOESP, atual Sindicato dos professores e professoras do Estado de São Paulo, foi seu presidente durante três mandatos, teve um papel relevante na luta e conquista da entidade e teve papel determinante na organização nacional dos professores através da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação).

Foi presidente nacional da CUT, por duas vezes, sempre firme nas suas posições políticas sempre disposto a viajar para onde fosse necessário, organizando os trabalhadores do campo e das cidades em todo Brasil.

Foi o primeiro latino-americano a presidir a da CSI (Central Sindical Internacional), onde contou com o apoio de lideranças de todos os continentes. Percorreu a África, a América Latina, a Ásia, a América do Norte e a Europa. Em todos estes lugares, sempre há alguém contando uma história vivida com João Felício.

João Felício venceu muitas batalhas...

Nos últimos anos, João lutou bravamente contra essa doença, silenciosa, que foi o surgimento do cancer e aos poucos foi mudando sua agenda, tendo que combinar a presença na sede da CUT, com constantes idas ao hospital.

Nos últimos dias, João dividia seu tempo entre o tratamento e a agenda sindical, permanecendo mais no hospital do que na CUT e, como se fosse em sua homenagem, João Felício partiu exatamente num dia posterior à Greve Nacional dos Professores, convocada pela CNTE e pela CUT.

João Felício partiu após ouvir o panelaço do povo brasileiro, contrário ao governo Bolsoraro, que representa uma das maiores tragédias antidemocráticas que o Brasil já teve. O panelaço serviu como música de despedida deste extraordinário guerreiro que foi João Felício.

A CUT/PA, juntamente com todos seus militantes, dirigentes e amigos, agradece por tudo que João Felício nos deu. Vá em paz companheiro! O legado que deixa, nos ensina o caminho a trilhar.

A CUT no Pará, deseja muita luz e força aos seus familiares, que Deus conforte o coração de todos vocês.

Belém (PA), 19 de março de 2020.

DIREÇÃO CUT/PA