Escrito por: Pâmela Assunção / CUT-PA

Meio ambiente com trabalho decente, tempo para viver e ar que se consiga respirar!

A luta pela preservação ambiental é inseparável do combate por condições dignas de trabalho, respeito à saúde e garantia dos direitos sociais fundamentais.

Só existe meio ambiente com trabalho decente, tempo para viver e ar que se consiga respirar!

 

A CUT/Pa, seus sindicatos e federações filiadas clamam por socorro diante da consequência climática que coloca toda forma de vida em emergência e extremo perigo: ora enchentes, ora secas, ora queimadas e fumaças que tornam o ar quase irrespirável e a vida por um fio!

Quando diz que Meio ambiente só com trabalho decente, a CUT.PA aponta para a responsabilidade com a vida, com o ar que respiramos, com a necessidade de remuneração digna, com garantia à saúde, educação, moradia, mobilidade, com tempo para cuidar de si, da própria família e das demais comunidades, em prestígio ao direito à desconexão do trabalho.

Meio ambiente com trabalho decente se traduz, então, na defesa e na preservação da vida e, para além disso, no ato de denunciar e combater as ações dos que precarizam ou envenenam a vida, o trabalho, a floresta, os rios, as cidades e os seres humanos que estão nos territórios. Em especial, as populações tradicionais e as mais vulneráveis.

Não existe preservação do meio ambiente sem trabalho decente e digno, e não existe trabalho decente sem ser humano saudável.

Conseguir respirar, manter os rios correndo, a vida plena e receber dignamente pela produção é o que a população trabalhadora merece, luta e continuará lutando incansavelmente até a última gota de suor. E assim seguiremos, denunciando e lutando contra toda forma de opressão, violência e ataque à vida e aos direitos fundamentais e sociais!

Trabalhadoras e trabalhadores, essa luta também é nossa!

Belém.Pa, 13 de novembro de 2024.

CUT.Pa