Incêndio atinge UTI neonatal da Santa Casa de Misericórdia, em Belém
Fogo teria começado no aparelho de ar condicionado, segundo Bombeiros.Bebês foram transferidos para outros setores do hospital. (Foto:...
Publicado: 19 Março, 2013 - 18h00
Escrito por: CUT PA
Fogo teria começado no aparelho de ar condicionado, segundo Bombeiros.
Bebês foram transferidos para outros setores do hospital.
Um incêndio atingiu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Misericódia do Pará, na noite deste sábado (16), em Belém. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado após um curto-circuito em um aparelho de ar condicionado instalado no local.
No momento, os vinte bebês que estavam internados na ala foram transferidos para outros setores, do próprio hospital. No entanto, ao contrário do que saiu na imprensa, de que as crianças foram transferidas e que está tudo bem, na verdade muitas crianças inalaram fuligem e estão com sérios problemas respiratórios. Na correria para transferir os bebês, foram arrancados de seus bracinhos os encaixes de medicação e retirados os aparelhos de oxigênios, que eram improvisados, posteriormente, na proporção de um para três crianças nos primeiros instantes da transferência, provocando grande trauma aos recém nascidos.
Cinco funcionários que ajudaram na evacuação do local durante a transferência das crianças inalaram fumaça e precisaram de atendimento médico. Eles ficaram em observação por 24 horas, mas já foram liberados.
O secretário de Saúde do Estado, Hélio Franco, esteve na Santa Casa pouco após o ocorrido e, junto com a direção da Instituição, tomou todas as providências para a normalização do funcionamento da área de neonatologia do hospital. Atualmente a Santa Casa disponibiliza 106 leitos neonatais distribuídos em UTIs e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI).
Visita a Santa Casa hoje, às 17 horas, para avaliar os efeitos do incêndio na área neonatal
o Deputado Estadual, Alfredo Costa (PT-PA), apresentou requerimento hoje na Assembleia Legislativa propondo uma visita parlamentar às instalações da Santa Casa de Misericórdia do Pará para avaliar os efeitos do incêndio que afetou a área neonatal do hospital. A visita foi acertada com a presença de outros deputados, ainda hoje, às 17 horas.
O requerimento justifica que ainda é muito preocupante a situação das condições de trabalho e sobretudo das crianças, afetadas pelo incêndio. A Unidade Semi Intensiva (SI), agora está funcionando, de forma precária, na Enfermaria Santa Maria (que é de adultos) e que expõe as crianças que necessitam de tratamento especial, a uma área de grande circulação de pessoas, inclusive de visitas, ampliando a possibilidade de infecção, além de colocarem películas de raio X para tentar tapar os buracos das janelas quebradas naquela ala do hospital. Ainda existe o perigo da UTI Neo 02, que encontra-se isolada por conta de um surto de varicela.
Fontes: Face do Dep. Estad. Alfredo Costa e G1
