Escrito por: Maria do Carmo - Secretaria CUT-PA
Manutenção de direitos conquistados, melhoria das condições de trabalho e reajuste salarial, foram as principais bandeiras de lutas dos/as Professores/as da Rede Particular de Ensino, Campanha Salarial 2018/2
Após inúmeras rodadas de negociação com o Sindicato Patronal, O Sindicatos dos Professores no Estado do Pará – SINPRO/PA, fecha sua Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019.
E, apesar da conjuntura atual, com as investidas do governo golpista de Temer na reforma trabalhista - o que inferioriza as relações entre patrões e empregados - a exemplo de outros anos, a categoria conseguiu manter direitos, zerando perdas salariais do período de março de 2017 a fevereiro de 2018 no percentual de 1,81% (INPC) com ganho real e mantivemos todas as cláusulas sociais com resultados positivos para os docentes.
REAJUSTE COM GANHO REAL
A Direção do Sindicato dos Professores Particulares – SINPRO/PA, conseguiram reajuste da categoria para a Educação Básica e para a Educação Superior, apesar das dificuldades encontradas na mesa de negociações.
Para a Educação Básica o reajuste foi de 3,0% (infração de 1,81% + ganho real de1,17%); e para a Educação Superior conseguimos um reajuste de 2,57% que inclui a inflação de 1,81% mais ganho real de 0,75%.
Esse reajuste tem validade a partir da data base da categoria (1º de março/2018) e o valor retroativo referente a março e abril, deve ser pago junto com o salário de maio próximo.