CAMPANHA: PAE LAGO GRANDE território livre de Mineração
No município de Santarém/PA, na região do Arapixuna, na Comunidade Membeca, esta sendo realizada hoje (15) e amanhã (16), o lançamento da campanha "PAE LAGO GRANDE território livre de Mineração".
Publicado: 15 Outubro, 2021 - 16h15 | Última modificação: 15 Outubro, 2021 - 16h33
Escrito por: CUT PARA

Na região do Tapajós, o Sindicato dos Trab. Rurais de Santarém, em parceria com a, Federação da Assoc. de Moradores do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande - FEAGLE , FASE, TERRA DE DIREITOS e outras organizações e lideranças comunitárias, estarão participando do lançamento da campanha “PAE LAGO GRANDE território livre de Mineração”, que tem como objetivo mostrar o povo, a cultura e as riquezas do território, que independem da extração dos recursos minerais existentes naquele solo.
O Lago Grande constitui um Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) reconhecido pelo INCRA. É um território que abriga mais de 144 comunidades, com mais de 35 mil habitantes, e está subdividido em três grandes regiões: Arapiuns, Arapixuna e Lago Grande. O ambiente natural fértil propicia um estilo de vida fortemente ligado à agricultura de base familiar, ao agroextrativismo e ao turismo de base comunitária, responsáveis pelo sustento da população. Neste território encontramos plantações de açaí, castanha-do-Pará, produção de farinha, e também são exercidas a caça e a pesca, além do artesanato.
O lançamento da campanha está acontecendo nos dias 15 e 16/10/2021, hoje e amanhã, na Comunidade Membeca região do Arapixuna e conta com a participação de várias lideranças sindicais e comunitárias da região e visa esclarecer o enfrentamento aos grandes projetos que ameaçam a vida da mãe terra e de suas populações tradicionais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas.
No primeiro dia (15) o diálogo é voltado à realidade no cenário nacional, que afeta a população daquela região e os instrumentos jurídicos em sua defesa. Amanhã (16) o diálogo será voltado à apresentação do mapa do território e os interesses da mineração na região.
Fonte: Redes Sociais do STTR de Santarém