APÓS 07 DIAS DE GREVE, TRABALHADORES DA COSANPA ASSEGURAM CUMPRIMENTO DE ACORDO

No estado do Pará, com sete dias de greve vitoriosa, trabalhadores e trabalhadoras da COSANPA asseguram cumprimento do Acordo Coletivo da Categoria

Publicado: 31 Agosto, 2021 - 20h46 | Última modificação: 31 Agosto, 2021 - 21h12

GREVE VITORIOSA! TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA COSANPA

Organizados e liderados pela direção do Sindicato dos Urbanitários/Pa, trabalhadores e trabalhadoras da Cosanpa conseguiram restabelecer os termos do acordo firmado em 12 de julho e aprovado em 13/7/21.

Mais uma vez, a luta da categoria da Cosanpa fez a diferença na defesa dos direitos conquistados e colocados no acordo coletivo de trabalho (ACT) ao longo de anos de luta e mobilizações.

Com muita luta, conseguimos retomar o acordo com os termos a seguir:

I – Um nível salarial aos empregados efetivos da Companhia de Saneamento do Pará, a partir do mês de maio de 2021, respeitando-se as regras existentes do Plano de Cargos e Salários. A implementação será efetuada no mês de setembro de 2021 e os valores retroativos (ao mês de maio) serão pagos em 4 (quatro) parcelas mensais, nos meses de outubro e novembro de 2021, janeiro e fevereiro de 2022;

II – Será concedido um reajuste de 5% ao ticket alimentação, a partir do mês de maio de 2021. A implementação será efetuada no mês de setembro de 2021 e as diferenças dos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro de 2021 serão pagas em até 3 (três parcelas) nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2021. Os 5% restantes para a recomposição das perdas do período serão negociados no mês de novembro de 2021;

III – A inflação acumulada (INPC 7,6%) do período entre maio de 2020 a abril de 2021 será negociada em novembro de 2021;

IV – A licença prêmio será novamente discutida em novembro de 2021;

V – O adiantamento de férias previsto na cláusula 42.4 do atual acordo coletivo de trabalho passa a ser reembolsado em cinco parcelas;

VI – A manutenção das demais disposições do atual acordo coletivo de trabalho por mais dois anos a contar de maio de 2021;

VII – Não haverá punição aos grevistas e os dias de paralisação não serão descontados financeiramente e serão compensados, na quantidade de dois dias. A compensação deverá acontecer até o dia 30 de abril de 2022.

VIII – Conforme cláusula 60ª do atual acordo coletivo de trabalho, as partes convencionam reunir-se oportunamente para debates sobre cláusulas que gerem interpretações  jurídicas  divergentes.

Agora, mais do que nunca, luta é pelo fiel cumprimento de tudo que foi acordado!

A luta continua!