10° CONGRESSO DA FETAGRI - DIREÇÃO ELEITA

O 10° CONGRESSO DA FETAGRI SUPEROU OS DESAFIOS REALIZANDO UM GRANDE ENCONTRO CHEIO DE UNIDADE E DISPOSIÇÃO PARA A LUTA.

Publicado: 01 Abril, 2021 - 16h16 | Última modificação: 01 Abril, 2021 - 16h34

10º CONGRESSO FETAGRI/PA

Com o tema "Os desafios da organização sindical na Amazônia, reinventar, resistir para para existir", a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do estado do Pará, realizou, nos dias 30 e 31, um lindo evento.

NOVO FORMATO

O décimo Congresso da FETAGRI Pará, acontece em um momento adverso, em plena crise pandemica mundial. A federação se supera e reinventa ao realizar um congresso de dois dias em formato virtual.

Para Euci Ana Gonçalves, Presidenta da CUT no Pará, "este congresso é visto com muita alegria, mesmo neste momento de tristezas e percas, os nossos sindicatos se desafiaram a usar uma nova tecnologia, com muita participação e mobilização, haja visto que o congresso foi todo virtual, e isso nos coloca em condições de responder aos desafios desse momento."

No Pará, mais de 80% da base de trabalhadores e trabalhadoras filiadas a CUT é rural, por isso, o Congresso da FETAGRI também mobiliza a central.

NOVA DIREÇÃO

A diretoria da FETAGRI-PA foi eleita em chapa única, reconduzido Angela de Jesus como presidenta, mantendo paridade e renovando grande parte da direção. Houve também a renovação das coordenações regionais que são a base organizacional da federação.

PARTICIPAÇÃO

Foram mais de duzentos delegados participantes, eleitos em dez plenárias regionais que antecederam o congresso.
Esas plenárias puderam avaliar os quatro anos de mandato e construir uma plataforma de lutas unificada que a federação irá realizar no próximo período.

Por fim, Euci Ana parabeniza, "Quero agradecer e parabenizar a direção da FETAGRI que cumpre paridade, a participação da juventude e da terceira idade. Foi muito importante esta contrução unificada. Desejo bom trabalho, e nessa parceria solidária, nós da CUT, reafirmamos o compromisso de seguir na luta junto com a FETAGRI organizando o sindicalismo na Amazônia, e na Amazônia paraense."