CUT Pará: Celebra seus 41 Anos reafirmando o Compromisso na Defesa dos Direitos da classe Trabalhadora.
Compartilhe
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) surgiu como um instrumento de luta e representação para garantir a presença organizada dos trabalhadores na política nacional. E hoje, 28 de agosto, celebra seus 41 anos de uma trajetória marcada por reivindicações, lutas e conquistas!
Durante esse período, a CUT promoveu debates e ações incisivas com o intuito de assegurar uma vida digna aos brasileiros. Essas ações incluíram, e ainda incluem, a luta por salários justos e a defesa de direitos trabalhistas que combatam todo e qualquer tipo de discriminação, como o racismo, a LGBTfobia e o etarismo. Além do acesso aos serviços públicos de qualidade pela população, como saúde e educação, a busca por garantir o alimento na mesa e um teto para morar que são pautas e reivindicações diárias da nossa central.
Hoje, o maior desafio da CUT é construir um novo modelo sindical que contemple a nova realidade do trabalho, organizando e defendendo os direitos dos trabalhadores precários e sem representação.
A história da CUT é parte fundamental da história do Brasil, marcada por lutas desde sua fundação na ditadura militar. A Central resistiu a ataques de governos de direita, incluindo o período do governo Bolsonaro e a pandemia de COVID-19. Atualmente, continua sendo crucial na organização das lutas dos trabalhadores e celebra com orgulho 41 anos de existência, com muita energia e disposição para reivindicar, lutar e conquistar direitos para os trabalhadores e as trabalhadoras.